sexta-feira, 6 de abril de 2018

[630] VIOLENCE MADE IN BRAZIL: VIOLÊNCIA É A FILHA PRIMOGÊNITA DA CORRUPÇÃO. Matéria de apoio. Reportagem O Globo. 10jun2016.


“A VIOLÊNCIA
é a filha primogênita da
CORRUPÇÃO”.
Ronald Almeida

“Eu tenho dito que a nossa sociedade é doente,
há um tecido social doentio.
E isso acontece tanto no aspecto ético, como também moral, como também social e da segurança.
É necessário reconstruir a sociedade”
Dom Orani Tempesta,
Arcebispo do Rio de Janeiro
Jornal O Globo, 10jun2016

Ø Religioso ficou no meio do fogo cruzado entre criminosos e policiais.
Ø Ele viajava para Valinhos, no interior de São Paulo.
Ø Cardeal Dom Orani relata momentos de tensão durante tiroteio no Rio
Ø Tiroteio pára trânsito e dá 3º susto em arcebispo do Rio em 2 anos
Ø Dom Orani diz após assalto que cadeia é 'pós-graduação' do crime
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/06/nossa-sociedade-esta-doente-diz-dom-orani-apos-tiroteio-no-rio.html



 ‘A NOSSA SOCIEDADE ESTÁ DOENTE’, diz Arcebispo Dom Orani após tiroteio no Rio [10jun2016]


Ø  Religioso ficou no meio do fogo cruzado entre criminosos e policiais.
Ø  Ele viajava para Valinhos, no interior de São Paulo.

Fonte: Portal Grupo Globo; Do G1 Rio; 10/06/2016 16h52 - Atualizado em 10/06/2016 17h04
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/06/nossa-sociedade-esta-doente-diz-dom-orani-apos-tiroteio-no-rio.html

Dom Orani tentou se proteger do tiroteio atrás de um carro (Foto: Divulgação/ arqrio.org)


O cardeal Dom ORANI TEMPESTA, arcebispo do Rio de Janeiro, falou sobre o episódio de violência que viveu na manhã desta sexta-feira (10jun2016), quando ia para o Aeroporto Santos Dumont.

O religioso viajaria para a cidade de Valinhos, em São Paulo, para a gravação de um programa de TV, quando ficou no fogo cruzado em um tiroteio entre criminosos e policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa, no Centro da cidade.

Ele acredita que o episódio de violência é o reflexo de problemas mais profundos na sociedade.  “Eu tenho dito que a nossa sociedade é doente, há um tecido social doentio. E isso acontece tanto no aspecto ético, como também moral, como também social e da segurança. É necessário reconstruir a sociedade”, afirmou o cardeal.

O arcebispo do Rio foi obrigado a ficar sentado no meio fio, atrás do carro onde viajava, para se proteger dos disparos, que duraram cerca de dez minutos. Ao lado dele, estavam os passageiros de um ônibus que passava pelo local.

“Pude ver ali, junto comigo, tantas pessoas preocupadas em chegar ao trabalho, pessoas de bem e preocupadas em justificar a demora em chegar ao trabalho. E também tentando reencontrar a segurança que perderam naquele momento”, disse ele, se solidarizando com os passageiros.

DOIS ASSALTOS E UM TIROTEIO EM 21 MESES



Dom ORANI, que foi vítima de dois assaltos e passou por um tiroteio em 21 meses no Rio de Janeiro, não procura ver culpados na situação e acredita que o caminho para a mudança precisa ser muito mais profundo em nossa sociedade.

“Isso nos ajuda a ver a necessidade de construir valores e anunciar o Evangelho, para que os corações sejam abertos à graça de Deus. Que as pessoas se amem e queiram bem uns aos outros. E que juntos construamos uma sociedade mais justa, humana, solidária, onde todos tenham dignidade e vivam com dignidade”, fez questão de ressaltar Dom ORANI.

O site da Arquidiocese do Rio de Janeiro também publicou uma imagem do cardeal olhando no telefone celular, protegido atrás de seu carro durante a troca de tiros.

Até 11h, não havia registro de feridos, prisões ou apreensões. Os agentes pediram a motoristas para que se deitassem no chão até o fim da troca de tiros.

Segundo a Arquidiocese do Rio, DOM ORANI TEMPESTA ficou preso no engarrafamento quando saía do Cristo Redentor para o Aeroporto Santos Dumont, antes de viajar para São Paulo. Ele não precisou ficar deitado no chão e o carro também não foi atingido, mas o motorista precisou dar ré e pegar um caminho alternativo.



Nas outras ocasiões, ele teve anéis, cordões e crucifixos roubados. Dias depois da segunda ação criminosa, ele disse que os ladrões eram jovens e, possivelmente menores, “fariam pós-graduação no crime caso fossem presos”.

"Acho que se você prendê-los eles vão fazer uma pós-graduação. Tem que recuperar com educação, de outra forma, de outra maneira, que os levem a sentir que têm valores que podem vir à tona, não só o mal", disse.

Dom Orani Tempesta ao lado de imagem do século XVIII do padroeiro do Rio, São Sebastião. (Foto: Cristina Boeckel/ G1)


SAIBA MAIS
Ø  Cardeal Dom ORANI relata momentos de tensão durante tiroteio no Rio
Ø  Tiroteio para trânsito e dá 3º susto em arcebispo do Rio em menos de 2 anos
Ø  Dom Orani diz após assalto que cadeia é 'pós-graduação' do crime.


*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES!
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1



Nenhum comentário:

Postar um comentário