segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

[548] TV Globo; reportagem especial do Esporte Espetacular; 07jan2018: Como na "Rota da Seda": Brasil desbrava a China para ensinar o futebol de areia [Beach Soccer]

Seleção Brasileira de Beach Soccer na Arena do International Beach Soccer Grand Prix China ; dez. 2017 ; Foto by Ronald Almeida. Não integra matéria original da TV Globo.
Local: praia de West Sand Bay Beach, ao lado do West-Gulf Resort Chongwu; Essa praia é integrante do Parque Nacional Marinho de Chongwu, no subúrbio de Chongwu Town, área da Grande Quanzhou (metrópole), Condado de Huinan, Província de Fujian, Sudeste da China.

[TV Globo; reportagem especial do Esporte Espetacular; 07jan2018]

Como na "Rota da Seda": Brasil desbrava a China para ensinar o futebol de areia [Beach Soccer]

Ø Se em séculos passados o intercâmbio entre o Ocidente e o Oriente promoveu a compra e venda de especiarias e aprendizado de cultura, nos anos 2000 a mercadoria é o esporte!



Fonte: TV Globo; Esporte Espetacular; vídeos Sport TV
Por Thierry Gozzer e Edson Viana, Direto da Pria de Chongwu; Quanzhou, Província de Fujia; China; 07/01/2018; 12h17h
https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/como-na-rota-da-seda-brasil-desbrava-a-china-para-ensinar-o-futebol-de-areia.ghtml
Acesso RAS em 2018-01-08

Grupo de atletas da Seleção Brasileira de Beach Soccer em frente ao Templo Memorial dos 27 Mártires;




Tendo Brasil como referência, China começa a investir pesado no futebol de areia [Capa do Vídeo; 07:29min]

Em suas andanças pelo mundo, Marco Polo desembarcou em Quanzhou, na China, e maravilhado, teceu elogios à cidade, a comparando a Alexandria ao dizer que o local "era um dos dois maiores paraísos do mundo para o comércio".
Em idos de 1275, desbravar terras nunca antes vistas era aventura para poucos e as palavras do mercador veneziano faziam sentido. Ali começara a rota marítima da seda, fundamental para o desenvolvimento e florescimento de grandes civilizações.
Passados quase 800 anos, uma dúzia de brasileiros aportou em terras chinesas pela primeira vez para passar conhecimento, fazer negócios e quem sabe, acumular riquezas. Sua mercadoria? O futebol de areia.

A Rota da Seda, em sua via marítima, começou sua história partindo de Quanzhou (Foto: Thierry Gozzer)

Potência olímpica, a China decidiu investir no futebol na última década após a fundação da Super Liga, em 2003. Nos gramados, já paga salários astronômicos e importa mão de obra do mundo inteiro, apesar de ter ficado de fora da Copa da Rússia 2018.
Na areia, porém, eles ainda engatinham. O país [China] não aparece no ranking da Beach Soccer Worldwide e não há uma competição nacional. Recentemente, em duelo contra o Brasil, derrota por 16 a 0. Para mudar este panorama, a seleção brasileira foi convidada a cruzar o mundo para desembarcar em Quanzhou [mais precisamente em Chongwu Town, na West Sand Bay Beach] e apresentar o futebol de areia aos chineses, participando do primeiro torneio da história da modalidade em praias da costa sul asiática.
- O beach soccer nao tem muitas dificuldades de investimento e a província de Fujian tem a maior costa da China. E tem muitas praias de boa qualidade. E esta é uma tentativa para promover o beach soccer entre os jovens e podemos ver aqui no torneio que os jogadores podem interagir junto das crianças. Esperamos que através deste evento os jovens chineses gostem mais do beach soccer. Isso vai promover no futuro na China mais talentos de beach soccer - diz CHEN GUOXING, gerente da Upright Sports e representante da CBSB na China.

Treinos aconteceram em frente a um templo religioso* em Quanzhou (Foto: Thierry Gozzer)
(*) Ver Nota RAS ao final do texto.

Olhos vidrados, canetas e cadernos à tiracolo para os autógrafos, os chineses se renderam ao talento dos brasileiros e Quanzhou, aquela mesma que seduziu Marco Polo, foi a primeira a receber o intercâmbio que promete criar uma rota entre o Brasil e a China nos próximos anos. Mas, muito mais que difundir o esporte, nomes como BRUNO XAVIER, melhor jogador do mundo em 2013, esperam que a iniciativa abra um mercado para os atletas em um país de 1,36 bilhão de habitantes e um dos maiores mercados financeiros do planeta.

- O futebol de areia é o nosso ganha pão e o sucesso do esporte na China é uma oportunidade não só de jogar futebol, mas de ser um embaixador, de vender o esporte com o que há de melhor. Viemos apresentar um produto, e conseguimos fazer isso bem.

Em visita numa escola, chineses ficaram encantados com a habilidade dos brasileiros (Foto: Thierry Gozzer)

Na plateia, o moletom com a caricatura de NEYMAR é a senha. Os chineses conhecem o futebol brasileiro. Mas não fazem ideia do que é o futebol de areia. Perguntam sobre a quantidade de jogadores em quadra, o limite de substituições. A curiosidade do tamanho do país acontece durante um bate-papo da comissão técnica do Brasil com estudantes da Universidade de Quanzhou.
No dia seguinte, eles colocam os pés na areia, acompanham o treino e brincam em uma roda de altinha. Além do Grand Prix Internacional, com jogos contra Peru e Suíça, também houve tempo para mudar a rotina de uma escola primária. FERNANDO DDI, DATINHA e FELIPE nunca deram tantos autógrafos na vida, e impressionaram o professor de educação física HUANG.
- É impressionante a facilidade com que eles trocam passes com a cabeça. O entrosamento é muito grande. Receber a visita dos jogadores e ver as crianças recebendo o carinho deles me faz acreditar que eles vão se interessar muito mais pelo futebol de areia daqui para frente

Bruno Xavier presenteou o pequeno bebê chinês com uma bola de futebol de areia (Foto: Thierry Gozzer)

Dona de uma inocência difícil de se ver atualmente, a mãe demora para aceitar o presente de BRUNO XAVIER. Ao ver o pequeno CHEN CONG se apaixonar pela bola, o camisa 8 resolve presenteá-lo em pleno Templo de Kaiyuan, durante passeio da seleção brasileira ao local. Da bolsa, ela tira biscoitos, oferece inúmeros presentes. Quer retribuir. BRUNO aceita, e faz um pedido para ela:
"Espero que o presente seja uma semente. Quero que quando ele cresça, você diga que a seleção brasileira visitou a China e que apresentou o esporte aos chineses. Que ele seja o elo do Brasil com a China".
A resposta vem emocionada.
- Nem nos sonhos eu imaginei que iria ganhar este presente. Espero que meu filho ame o futebol. Meu filho ficou muito feliz vendo os jogadores trazendo a bola. Comprei muitas bolas para o meu filho, mas essa é a mais preciosa.

Marcos Lombello toca músicas brasileiras em mandarim e mora em Quanzhou, na China (Foto: Thierry Gozzer)

Quanzhou ainda guarda a herança dos tempos da Rota da Seda. O vai e vem pelos portos da cidade trouxeram ao local uma diversidade comemorada em festivais anuais. E a Tumen Street é a síntese dessa história. A mesma avenida abriga a primeira mesquita da China, um lindo templo do taoismo, um templo de Confúcio, além de mosteiros e igrejas cristãs.
A convivência harmônica é citada pelo professor MARCOS LOMBELLO. Baiano, ele reside na cidade há 15 anos e ao lado da esposa, chinesa, trabalha para estreitar os laços entre os dois países. No tempo livre, toca em barzinhos e traduz músicas brasileiras para o chinês. Assim, "Asa Branca" ganhou sua versão em mandarim. Um dia antes da seleção ir embora, ele visitou o grupo e fez uma surpresa no jantar.
- Comecei por acaso. Percebi que a melodia chamava a atenção, mas quando a letra era em mandarim, criava um interesse. E vi que era um instrumento de aproximação cultural. Isso é poderoso. Em minhas aulas, perguntava aos chineses para onde eles queriam ir nas férias. E ninguém falava Brasil. Não falam porque não conhecem.

Lucão se encantou com os templos chineses (Foto: Thierry Gozzer)

Campeão mundial com o Brasil nas Bahamas, o atacante LUCÃO foi um dos que mais se entrosou com os chineses. Bateu bola, brincou nas areias e também espera ter a chance de ver o país evoluir no beach soccer. Recentemente, a China contratou AMARELLE, ex-jogador espanhol, para dirigir a seleção. Enquanto eles trabalham a passos largos, o carioca lembra que, quando querem, eles evoluem rapidamente e tornam-se rivais perigosos.
- É gratificante para um brasileiro vir para a China. Estamos aqui para fazer a modalidade crescer. E quando eles aprendem um esporte, vão para cima e não tem medo. Mas assim é que é bom. Eu gosto disso


Chinesas veem o futebol de areia pela primeira vez e se apaixonam pela modalidade (Foto: Thierry Gozzer)

A arena montada para receber o Grand Prix acompanhou mais um show da seleção brasileira. O time chegou a 49 jogos de invencibilidade e aplicou duas goleadas. 10 a 3 sobre a Suíça e 11 a 0 diante do Peru.
As duas partidas foram vistas de perto por três irmãs gêmeas que exemplificam bem a transição vivida por um país-continente. Trabalhadoras rurais, elas ficaram sabendo pela televisão sobre o futebol de areia. Se animaram, vestiram a melhor roupa e romperam barreiras, deixando a enxada em casa para sentar-se nas arquibancadas.
- Todos os trabalhos domésticos são feitos pelas mulheres. Lavamos roupas, cozinhamos. E ainda esculpimos pedras. Alguém assistiu a televisão e me contou dos jogos. Quando as mulheres saem, se vestem com a melhor roupa. Quando saímos de casa, nos vestimos para ficar mais bonitas



Zé Lucas viu a sua vida mudar em 20 dias no ano passado e hoje brilha pela seleção brasileira (Foto: Thierry Gozzer)

Enquanto treina, ZÉ LUCAS vê ao fundo os barcos de pesca. Não muito longe, há pouco mais de um ano, o jogador nunca imaginaria que um dia iria ensinar o futebol de areia na China. Lá em Galinhos, cidadezinha do Rio Grande do Norte, dava aulas da modalidade para crianças e jogava no time local. Um campeonato, contudo, mudou a sua vida. 
GILBERTO COSTA, técnico multicampeão com a seleção brasileira, o viu atuando. Convocado, pavimentou se caminho. Deixou para trás a escuna em que ajudava o pai nos passeios turísticos e hoje roda o mundo fazendo gols.
- Até eu fui pego de surpresa com essa mudança. Achava que ia jogar no Maranhão e que voltaria para casa. Seleção brasileira? Costumo dizer que minha vida mudou de rumo em 20 dias. Mas era isso que queria, ser jogador profissional. E hoje estou aqui na China, ajudando a expandir a modalidade.


*******************************************************************
ANEXO NÃO INTEGRANTE DA MATÉRIA DA TV GLOBO:


NOTA FACEBOOK RAS 28dez2017 (nº 2.906): CHINA MILENAR E SUA CULTURA RELIGIOSA MEMORIALISTA.
(*) TEMPLO DO EXÉRCITO DA LIBERTAÇÃO DO POVO E MEMORIAL DOS 27 HERÓIS que morreram (outono de 1949) em batalha com aviões do Guomindang. Situado na praia de West Sand Bay Beach, ao lado do West-Gulf Resort Chongwu, um luxuosos complexo hoteleiro turístico com 6 edifícios de 5 estrelas, onde os anfitriões chineses hospedaram as delegações dos países participantes do International Beach Soccer Grand Prix China 2017.
Essa praia é integrante do Parque Nacional Marinho de Chongwu, no subúrbio de cidade de Chongwu Town, área da Grande Quanzhou (metrópole), Condado de Huinan, Província de Fujian, Sudeste da China.

MEMORIAL HALL OF THE XISHAWAN 27 FALLEN HEROES (西沙湾27烈士纪念馆) and the TEMPLE OF PEOPLE'S LIBERATION ARMY in Chongwu, Huian County, Fujian Province, China. It commemorates soldiers killed here in the fall of 1949, in a battle with Guomindang's aircraft. Located at the eastern end of the West Sand Bay Beach, next to Chongwu Sea Swimming Club.









NOTA DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:
As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos que foram introduzidas na presente versão NÃO constam da edição original deste artigo / pesquisa / reportagem.
Esses adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes do artigo por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra e na forma da versão original.
O Blog Ronald Arquiteto e o Face RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes ou apoiadores e nem patrocinadores. Todas as publicações de texto e imagem são feitas de boa-fé, respeitando-se as respectivas autorias e direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011.

Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)

Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário